Atividades Complementares
Cineclube do Ponto / Mapa da Rede Butantã / Fotos do projeto

Cineclube

No ano de 2019 o Ponto deu início a um projeto intitulado Cineclube no Ponto. O objetivo foi o de exibir filmes e promover discussões de assuntos relacionados à área de atuação do equipamento, como a reforma psiquiátrica, agroecologia, cultura, território e enraizamento, entre outros. Participamos do grupo que organizou as duas primeiras exibições, nos meses abril e junho. Contando com a colaboração de estagiários, a equipe ajudou na organização, na elaboração do folder e na divulgação dos eventos. Ajudamos também a mediar os debates que ocorreram com o público logo após a exibição dos dois filmes.



Na estréia do Cineclube do Ponto, o filme exibido foi “Chegando ao Ponto”, realizado pelo Ponto e dirigido por Denise Laizo e Gianni Puzzo. O documentário apresenta a história do Ponto com depoimentos das trabalhadoras e trabalhadores sobre o significado dessa iniciativa para a vida de cada um deles e para a luta antimanicomial de maneira geral. Ao final da exibição, a professora do IPUSP Ianni Regia Scarcelli apresentou uma reflexão sobre o filme e sobre a luta antimanicomial hoje. Após a sua fala, mediamos um debate com os presentes. Nessa ocasião, o Ponto estava lotado, contando com aproximadamente 70 pessoas para acompanhar a exibição e o debate. O público debateu a importância das relações entre a economia solidária e a luta antimanicomial na atualidade, apresentando depoimentos pessoais e compartilhando experiências e iniciativas construídas coletivamente. A segunda exibição deu continuidade a esse debate novamente com a presença de um grande público, sendo debatida a história da luta antimanicomial na Itália e no Brasil.

Para acessar a fala da professora Ianni Regia Scarcelli, clique aqui!

Mapa da Rede Butantã

Este mapa foi desenvolvido no âmbito do projeto de Cartografia Social do Butantã, com objetivo de situar as organizações, os coletivos e os movimentos sociais que atuam no território. O mapa foi elaborado a partir das respostas ao formulário online encaminhado para lideranças e redes do território, participantes da Rede Butantã e parceiros do Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã, no período de junho a outubro de 2019.

As 55 respostas recebidas foram organizadas nas categorias: Direitos humanos, Assistência Social, Saúde, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Esporte, Mobilidade Urbana, Segurança alimentar e nutricional e comunidade religiosa, a fim de facilitar a leitura do mapa e a identificação dos equipamentos. Ao posicionar o cursor em cima do localizador, é possível obter informações específicas de cada componente, tais como nome, endereço e frentes de atuação.         

Embora o mapa apresente apenas uma fotografia das organizações, coletivos e movimentos sociais atuantes no Butantã, entendemos que se constitui como uma ferramenta interessante de registro e divulgação da rede do território, podendo ser continuamente alimentada e modificada, de acordo com a dinâmica e a articulação da região.

Fotos do projeto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *